Se você é músico e está procurando uma oportunidade para se estabelecer profissionalmente, essa é a sua hora. Abriram 40 vagas para o concurso de Sargento Músico do exército Brasileiro. As inscrições estarão abertas até o dia 12 de junho – 12/06/2017. A pretensão salarial inicial é de R$ 3.174,28. Os candidatos devem ter entre 17 e 26 anos e a escolaridade mínima é Ensino médio.

Os instrumentos e as vagas respectivas ao cargo são:

Cargo Instrumento Quantidade de Vagas Quantidade Total de Vagas
Músico Clarineta 10 40
Flauta em Dó/Flautim em Dó
2
Saxhorne 5
Saxofone 4
Trombone Tenor/Trombone Baixo
7
Trompa 1
Trompete/ Cornetim /Flueghorne
9
Tuba 2

Segundo o edital, o Sargento músico desempenha missões que destinam a elevar o moral da tropa por meio da música e atua como elemento de relações públicas entre o Exército e a Comunidade.

O concurso para Sargento do EB é dividido em 5 etapas exame intelectual, exame de Títulos, inspeção de saúde, exame de aptidão física e o exame de habilitação Musical (para os candidatos a área musical).

1° Etapa – Exame Intelectual

O EI ou exame Intelectual, para os candidatos músicos, constará de uma prova escrita de 5 partes. Cada parte vale de 0 a 10 pontos. 1ª parte: Matemática (20 questões objetivas); 2ª parte: Português (20 questões objetivas); 3ªparte: História e Geografia do Brasil (20 questões objetivas); 4ª parte: Teoria Musical (12 questões objetivas); 5ª parte: Português (1 questão discursiva –redação).

2° Etapa – Exame de Títulos

Após aprovado na primeira etapa, o candidato tem a oportunidade de apresentar um diploma de curso técnico ou superior na área de Música. Para os candidatos que tiverem curso Superior, será acrescentado em sua pontuação 0,60(sessenta centésimos). Para os que possuírem ensino técnico, 0,20(vinte centésimos). O candidato que não tiver qualquer dos cursos deixa de ganhar os pontos, mas segue com a pontuação obtida no exame anterior.

3° Etapa – Exame de Saúde

Para o exame de saúde, o candidato deve ter sido aprovado no EI. Nessa etapa, o candidato é submetido a uma série de exames. Dentre eles podemos citar exame de urina e fezes, radiografia, exame de sangue, exame oftalmológico e alguns outros. Por isso, é importante que o concurseiro, antes de realizar a prova, faça os exames e coloque sua saúde em dia.

4° Etapa – Exame de Aptidão Física

O exame Físico constará de abdominal supra (5 minutos), flexão de braços (15 repetições) e  corrida de 12 minutos.

5° Etapa – Exame Habilitação Musical

O exame de Habilitação Musical consiste de uma prova prática, em que o candidato utiliza os instrumentos escolhidos no inicio do concurso. O candidato deve mostrar aptidão musical, segundo os instrumentos escolhidos. A EsSLog fará uma avaliação e irá atribuir uma nota de 0 a 10.

Como se preparar?

Para você que é músico e está procurando uma estabilidade financeira, o Concursos Polícia indica um curso Focado para a sua área, o Curso para Sargento Músico. Não perca tempo, comece a estudar agora.

Faça já sua Inscrição

Todo o conteúdo programático e todas as informações sobre o concurso estão disponíveis no edital no link http://concurso.esa.ensino.eb.br/site/ManualDoCandidato.aspx. As inscrições estarão abertas até o dia 12 de junho – 12/06/2017. Acesse o link e faça a inscrição http://concurso.esa.ensino.eb.br/priol2017.

 

Concurso de Sargento Músico do EB 2017 – 2018