A polícia Federal é um dos órgãos mais respeitados da sociedade brasileira. Com tantos escândalos de corrupção percebe-se que a pequena esperança que o brasileiro tem é na PF. Sendo assim, sempre que um edital do concurso da PF é lançado, surgi uma grande expectativa. O salário de um policial federal pode variar entre 7.600 a 12.000, deixando ainda mais atrativo o concurso.

As 5 etapas do Processo seletivo do Concurso da PF

1° Etapa:

Prova Objetiva –

A prova objetiva é composta de 120 questões e totaliza 120,00 pontos (cada questão possui peso um). Nessa fase há uma folha de resposta, por isso é bom que o candidato reserve um tempo para passar suas repostas para o cartão. Essa prova também pontua as questões erradas, ou seja, para as questões corretas o candidato ganha 1 ponto, para as questões incorretas o candidato ganha -1 ponto, ou melhor, perde 1 ponto. Por isso, é melhor ter certeza na hora que for marcar, ou então não marca nada, que assim não ganha, mas também não perde.

O conteúdo programático da Prova de múltipla escolha é composto de: Língua Portuguesa, Noções de Informática, Atualidades, Raciocínio Lógico, Noções de Administração, Noções de Contabilidade, Noções de Economia, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional e Legislação Especial.

Prova Discursiva –

A prova discursiva consiste na elaboração de um texto Dissertativo de 30 linhas, com base no tema elaborado pelo Cespe. Essa avaliação totaliza 13,00 pontos e é de caráter eliminatório. O texto deve ser feito á caneta preta. A prova possui uma folha de rascunho, mas que não será avaliada. Os critérios avaliados na redação são: objetividade e posicionamento frente ao tema, articulação dos argumentos, consistência e coerência da argumentação — e à modalidade escrita de língua portuguesa.

A 1° etapa é finalizada com o somatório das notas obtidas na Prova Objetiva e na Prova discursiva.

2° Etapa: Exame de Aptidão Física –

Esta etapa é composta de 4 testes. O candidato que não conseguir atingir o desempenho mínimo em um dos testes estará eliminado. O 1° teste é a Barra fixa, para os homens 15 repetições é equivalente á pontuação máxima, abaixo de 3 é eliminado. Já para as mulheres, é considerado o tempo de sustentação, 35 segundos pontuação máxima, abaixo de 15 segundos a candidata é eliminada.

O 2° teste é o de impulsão Horizontal. Nesse teste é considerada a distância que o candidato consegue saltar de um ponto fixo sem corrida. Para os homens acima de 2,45 m, pontuação máxima, abaixo de 2,14 m, candidato eliminado. Para as mulheres acima de 1,97 m, pontuação máxima, abaixo de 1,66 a candidata é eliminada.

O 3° teste é de natação.  Nesse teste, o candidato tem que percorrer a distância de 50 metros. Para os candidatos masculinos que fizerem em menos de 29 segundos, pontuação máxima, aqueles que fizerem acima de 42 segundos, eliminados. Para as mulheres que percorrerem a distância abaixo de 35 segundos, pontuação máxima, aquelas que fizerem acima de 42 estão eliminadas.

O 4° e último teste é o de Corrida. Nesse teste o candidato deverá correr por 12 minutos. Para os homens que percorrerem, nesse tempo, a distância acima de 2.710 metros, pontuação máxima, aqueles que não conseguirem alcançar a distância de 2.350 estarão eliminados. Para as mulheres que percorrerem, nesse tempo, a distância acima de 2.340 metros, pontuação máxima, aquelas que não conseguirem alcançar a distância de 2.020 estarão eliminadas.

O processo seletivo do concurso de agente da polícia federal possui, no total, 5 etapas, as duas primeiras já foram abordadas acima, as três demais são: Exame Médico, avaliação psicológica e Investigação Social. Para mais informações acessa o Edital nº 55-2014 – Abertura-PF.

Como se preparar para o concurso da Polícia Federal?

Como visto, o cargo de agente da polícia federal é muitíssimo disputado, por isso é necessário uma preparação contínua e intensa. Os últimos editais lançados foram os dos anos 2009, 2012 e 2014. Portanto, o concurso costuma ser aberto, em média, de 3 em 3 anos. Com um intervalo de tempo um pouco grande entre a abertura do concurso, geralmente uma grande quantidade de candidatos disputam as vagas. No último concurso foram por volta de 150 mil inscritos para 600 vagas.

A PRIMEIRA DICA – FOCO

Com alguns anos de experiência em concursos, Nathalia Couto candidata aprovada no concurso da PF, nos conta que só alcançou o sucesso quando parou e se dedicou somente para um concurso.

A SEGUNDA DICA – COMEÇAR PELO COMEÇO

O principal motivo de desistência de candidatos á concursos públicos é a falta de planejamento. A maioria dos candidatos começam a estudar de maneira precipitada e sem direção. Por isso é bom que antes de começar a estudar o candidato avalie e estude sobre o concurso da PF.

A TERCEIRA DICA – SER OBSTINADO

Estudos nos mostram que quase 97% dos candidatos á concursos públicos começam a estudar depois que sai o edital. O candidato que deseja ser aprovado deve começar a estudar hoje, com foco e obediência ao planejamento, independente da saída de edital.

Essas são somente algumas dicas que separamos, mas existe um curso completo para o Concurso de Agente da PF. Esse curso irá focar seus estudos e te auxiliar em um planejamento fiel na aprovação, te dando um começo e um fim e orientando o seu aprendizado.

 

Como ser aprovado no Concurso da Polícia Federal