Nesta quarta feira, o governador do estado de Santa Catarina anunciou que será realizado, neste segundo semestre, o concurso da Polícia Civil para os cargos de escrivão, agente e perito. Para cargo de perito, segundo o governador, serão abertas 194 vagas, para o cargo de agente 200, e para o cargo de perito 49. Raimundo Colombo comentou sobre concursos para IGP e Bombeiros.

Para Agente da Polícia Civil, auxiliares periciais e delegados foi anunciada a chamada de 320 servidores públicos.

Informações dos Últimos Editais

O cargo de Agente da polícia civil, no último concurso realizado em Santa Catarina, contou com 340 vagas. Esse cargo exige nível superior completo, reconhecido pelo Ministério de educação, e a pós aprovação no curso de formação da PC com no mínimo 400 horas-aula. A remuneração para este cargo é de R$ 3.842,20.

O concurso é composto de 5 fases:

  1. Prova Objetiva
  2. Prova de Capacidade Física
  3. Avaliação de Aptidão Psicológica
  4. Investigação Social
  5. Exame Toxicológico

A primeira etapa possui caráter classificatório e eliminatório, já as demais, são só eliminatórias. A 1°, 2° e 3° fase do concurso, é realizada pela ACAFE – Associação Catarinense das Fundações Educacionais.  A 4° e 5° fase é realizada pela ACADEPOL – Academia da Polícia Civil.

Aa inscrição é feita online pelo portal da ACAFE em http://www.acafe.org.br e teve o valor de R$ 100,00. Doadores de Sangue geralmente possuem isenção do pagamento taxa de inscrição.

Prova Objetiva

A primeira etapa do Concurso de Agente de Polícia Civil consta de uma prova Objetiva composta por 80 questões múltipla escolha, com 5 alternativas cada questão. A prova tem duração de 5 horas e tem 40 questões de Noções de Direito, 10 questões de Legislação Institucional, 20 questões de Língua Portuguesa e 10 questões de Informática.

Capacidade Física

No último concurso para PC, o teste de Capacidade Física foi realizado em Florianópolis/SC e foi composto pelos seguintes testes: Impulsão Horizontal, Flexão Abdominal em 1 minuto, Flexão na barra fixa, Sustentação na Barra Fixa e Teste de Léger – 20 metros.

Avaliação de Aptidão Psicológica

Nessa etapa será avaliado o comportamento do candidato mediante situações geralmente ocorridas no dia-a-dia de um policial Civil. Os itens previstos para essa avaliação são: Inteligência Geral, Atenção Concentrada, Raciocínio Abstrato, Fluência Verbal, Memória, Domínio Psicomotor, Autoconfiança, Impulsividade, Relacionamento Interpessoal, Resistência a Frustação, Agressividade, Sociabilidade, Controle Emocional e Iniciativa. Para esses parâmetros, o candidato poderá receber o desempenho: Superior, Médio Superior, Médio, Médio inferior e inferior, Ausente.

Investigação Social

Segundo o edital da PC SC, o processo de investigação social tem por objetivo avaliar o candidato segundo aspectos da vida do indivíduo em sociedade e analisar seus hábitos e comportamento para avaliar sua adequação a academia de Polícia Civil.

Exame Toxicológico

Este exame tem por finalidade verificar a ingestão, por parte do candidato de substancias ilícita como: maconha e derivados, cocaína, morfina, heroína, MDMA e MDA, anfetamina, metanfetamina e PCP.

Por fim, o candidato aprovado e classificado em todas as etapas do concurso, será direcionado para o Curso de Formação de Policial Civil.

Como se preparar para o Concurso da Polícia Civil de Santa Catarina

As apostilas da Opção concursos são excelentes por serem específicas para os cargos almejados pelos candidatos. Esse material é preparatório para o cargo de Agente da Polícia Civil de Santa Catarina e foi elaborado com base nos últimos editais lançados.

Essa Apostila contempla todo o conteúdo programático previsto na prova objetiva: noções de direito penal, direito processual penal, constitucional, administrativo, legislação institucional; língua portuguesa e Noções de Informática.

CLICK NA APOSTILA.

445 vagas serão abertas para o concurso PC Santa Catarina